Meu e-mail

nicola-marcelo@outlook.com
(14) 9 8193-0010 - WhatsApp

sábado, 24 de fevereiro de 2018

PROCESSOS, POLÍTICAS E SUBSISTEMAS DE RECURSOS HUMANOS


Olá amigos, meu nome é Marcelo Nicola, sou tecnólogo em  Recursos Humanos e hoje trago pra vocês uma nova visão dos Processos, Política e Subsistemas relacionada ao RH.

Alguns de vocês já sabem, é com grande satisfação que escrevo esse documento, para nível de conhecimentos específicos da área e despertar a curiosidade de modo que consigamos identificar os processos das organizações e o que geralmente acontece atrás dos bastidores.

Fiquem comigo agora e se atentem a essa incrível leitura para conhecimento e reflexão.


BOA LEITURA!



Somos capazes de entender o que exatamente acontece quando participamos de um processo de recrutamento e seleção de uma empresa?

O que vocês acham...pois sabemos o que precisamos naquele momento da entrevista que é  passar para próxima etapa!

Enfim, posso dizer aqui pra vocês, que nem sempre estamos atentos e preparados para absorver essas informações! 

Quando estamos "Empregados", nesse momento permanecemos felizes e nos esquecemos de como foi DIFÍCIL passar por um período em busca de recolocação no mercado de trabalho. Não é mesmo?

 Porém quando acontece  o contrário, ficamos desesperados e confusos, parece que somos desprezados pela sociedade e todos nos olham com aquele olhar de alguém que observe uma pessoa que está fazendo algo de errado.

Então vamos para entrevista! 

O recrutador faz algumas perguntas quase sempre técnicas, que só ele entende e que nos deixa ainda mais intrigados! 


É tudo muito rápido, dinâmico, pois ele tem muita tarefa a ser feita durante o seu dia e por esse motivo não há tempo hábil para fazer uma analise mais completa, ou seja, "ele também trabalha com metas e tem que mostrar resultados a empresa". 

Quase sempre o empresário não acompanha todos os processos, pois está mais focado no resultado final. 

Mas também não é uma regra!

Essa maneira de cuidar desses processos iniciais, faz também com que o profissional de Recursos Humanos seja muito cobrado pelo empresário em questão

Cada gesto que você faz, cada olhar, cada fala ou frase, cada trejeito, na visão do profissional que ali está, tem como objetivo servir de ferramenta para uma pesquisa do candidato em questão, para atribuir um certo valor ao perfil da vaga, fazendo assim aquele momento de pânico. 

Quando se diz "Momento de pânico", quero dizer, aquele momento em que qualquer coisa que seja dita de maneira errada ou qualquer situação desconfortante, pode gerar bastante insegurança nessa etapa, podendo acarretar até a perda da vaga! Ou conhecido como pequenos deslizes nos processos.

Mas não se assustem com isso! Não se preocupem! 

Lembrando que o profissional está trabalhando e que também sente medo, insegurança, tem problemas em casa, as vezes está até pensando no filho que está doente, enfim, é também um SER HUMANO dotado de dúvidas, incertezas e a tal famosa PRESSÃO DO CHEFE, tudo isso entre outras coisa que faz dele uma pessoal comum como você e eu.

Algumas pessoas chegam até travar na frente do recrutador, talvez também por que precise daquele serviço mais do que tudo. Outras porém ficam calmas até demais ...


Ao mesmo tempo que queremos trabalhar e suprir nossas necessidades, a empresa também  precisa contratar a pessoa certa para o "PERFIL" da vaga.

Mas esse assunto é para um outro tópico, para outro dia. A ENTREVISTA.

O recrutador faz uma breve avaliação de você. Ele identifica em pouco minutos se você tem características do perfil que vai atender a necessidade da empresa em questão, pode ser esse candidato ou aquele, desde que supra. Se caso você tiver as características necessárias que coincidem com o perfil da vaga então segue para o recrutamento e seleção.





FUNCIONAMENTO DOS PROCESSOS 


__________________________________
O primeiro passo é a  PROVISÃO  


A Provisão é responsável por definir quem será o candidato  que vai trabalhar na empresa 



  • É feito uma pesquisa de mercado, mas primeiro uma pesquisa interna
  • Recrutamento e seleção
Nesse processo de recrutamento e seleção, basicamente já se está com "um pé e meio na empresa", faltando alguns ajustes para o perfil.

Quando supriu a necessidade da PROVISÃO, então seguimos para a APLICAÇÃO

________________________________
O segundo passo é a  APLICAÇÃO 




A aplicação é responsável por definir o que as pessoas farão nas organizações



É feito 
  • Programa de integração
  • Desenho de cargos
  • Avaliação de desempenho

Nesse processo o funcionário é levado à integração, onde é apresentada a ele o local de trabalho, 
geralmente a entrega de uniformes, a entrega de crachás de identificação, equipamento de proteção individual, EPI ou  EPC coletiva e quem são os seus pares e grupos de trabalhos.

Aqui temos o desenho do cargos, sendo feitos e também uma constante avaliação de desempenho.

Assim que supri a necessidade da APLICAÇÃO, seguimos para MANUTENÇÃO

_________________________________
O terceiro passo é a  MANUTENÇÃO


A manutenção é responsável por como manter a pessoa trabalhando nas organizações

  • Remuneração
  • Benefícios sociais
  • Higiene e segurança
  • Relações sindicais

É também um dos processos mais importantes de todos onde o funcionário consegue perceber a remuneração, benefícios, higiene e segurança e relações sindicais

Da mesma maneira, assim quando supriu essa necessidade, seguimos então ao DESENVOLVIMENTO

______________________________________
O quarto passo é o   DESENVOLVIMENTO


O desenvolvimento é responsável por preparar e desenvolver  as pessoas na organização


  • Treinamento
  • Desenvolvimento organizacional
Ao treinar o funcionário, estamos de certa forma não gastando com ele e sim, INVESTINDO, pois através do treinamento e desenvolvimento é que o funcionário fica mais preparado para contribuir de maneira eficaz, com bastante segurança e executar seu trabalho com excelência

É nesse momento que alguns funcionários se destacam e começam a pensar em promoções, devido ao fato de provar suas competências e almejar cargos maiores e melhores dentro da organização

Após suprir aqui então vamos para o próximo passo
______________________________________
O quinto e ultimo passo é  a     MONITORAMENTO

A monitoração é responsável por saber como, quem são e o que fazem as pessoas dentro da organização



  • Sistemas de informação
  • Controles de auditoria de pessoal 

Aqui é sugerido que os líderes e gerentes de RH observam e cruzam informações entre si para monitorar como o próprio nome diz, manter o funcionário executando sempre o seu melhor dentro da sua função e também para que ele não se sinta isolado ou sem apoio.








Se aprofundando mais nesse assunto,  eu pergunto a vocês, é possível mensurar e avaliar um perfil do candidato à empresa?

Muito provavelmente o empresário tem todas as habilidades necessárias para se fixar no mercado e se tornar cada vez mais forte no seu segmento, mas porém quando é confiado ao gerente de RH a MISSÃO de atrair, recrutar, manter e desenvolver o candidato agora funcionário  na empresa, esse por sua vez tem que fazer "DAS TRIPAS O CORAÇÃO" para ter um bom resultado final.


Ou seja 

Para o empresário não importa como vai ser o resultado final, embora ele prese por um. 

O gerente de RH, estará sempre atento e preparado para essas "mensagens" do empresário, pois se um funcionário tiver ou causar problemas dentro da empresa, significa que o gerente de RH não fez sua função como deveria. 

Em resumo, falhou nos PROCESSOS E POLÍTICAS DA EMPRESA

De certo modo, o empresário busca sempre a competitividade entre outras empresas, claro defendendo o seu negócio. 

Ele busca sempre vencer entre outras do mesmo segmento, por exemplo!

E o que faz ele ser o melhor no seu segmento?

Com toda certeza por trás disso existem algumas regras de que distingue a empresa de outras e que realmente está fazendo "ACONTECER DE FATO" e tomando grandes decisões.

O que ele tem na verdade é um EXCELENTE GESTOR DE RH, que conhece de trás pra frente, de cima pra baixo o seu negócio, ou seja, os olhos do empresário. Ele aplica todo seu conhecimento, habilidade e atitudes (CHA) para fazer a contratação que vai fazer a diferença para empresa. 

O que chamamos de CAPITAL INTELECTUAL

É ele que coloca a pessoa no lugar certo, mesmo com seus defeitos e angustias, devido ao fato dele ter um ótimo  FEELING para contratar e se responsabilizar por aquele trabalhador que aguarda a sua decisão. 

Falando da estratégica da empresa, logo abaixo uma demonstração resumida dos processo e seus efeitos na organização:



Em teoria tudo funciona brilhantemente no papel, temos tudo muito bem elaborado, fixado e funcional....

Mas na prática as vezes temos todas as dificuldades naturais que rodeiam os processos.

Vamos ver e analisar esse organograma referente aos processos e seus subsistemas



Então amigos, por enquanto é só!

Mas nunca será esgotado nosso conhecimentos referente aos processos de uma empresa por que para cada PERFIL temos uma maneira diferente de atuar, e lembrando que nesses processos e subsistemas não temos "RECEITA DE BOLO", ou seja podemos sair da rotina e buscar sempre o melhor perfil para a empresa continuar crescendo e desenvolvendo as pessoas que nela trabalham...



Muito obrigado!!!!


Desejo pra vocês muito SUCESSO, e se você está em busca de recolocação de um novo serviço, uma nova oportunidade de trabalho ou se está avançando como profissional, nunca se esqueça que Deus está sempre conosco e temos a hora certa de conseguir as coisas na vida.....

Sejam todos felizes ! 


Precisando da minha ajuda liguem  

(14) 98155-0072 ou
nicola-marcelo@outlook.com






      
     

Wikipedia

Resultados da pesquisa